Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aniversário do SUS! 19 de setembro: 32 anos do SUS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aniversário do SUS! 19 de setembro: 32 anos do SUS

  • Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 09h30
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 12h12
O dia 19 de setembro é uma data marcante para a saúde pública brasileira. Há 32 anos o país regulamentava o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos mais completos programas públicos de saúde do mundo e que faz parte da vida de milhões de brasileiros.
A data remete à publicação da Lei 8.080/1990, que implementou as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, assim como a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Na prática, a legislação regulamentou o direito universal à saúde, disposto pela Constituição Cidadã de 1988.
O SUS é para todos! Ele inclui desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos para toda a população.
Sim, todos os brasileiros utilizam os serviços do SUS!
Toma vacina no posto? Tem acesso a medicamentos gratuitos? Bebe água potável? Foi atendido na UPA? Sofreu um acidente e foi atendido pelo SAMU? Recebeu um agente de saúde na sua casa? Teve acesso ao teste rápido de HIV e ISTs e ao tratamento? Recebeu antídotos para animais peçonhentos? Compra alimentos em supermercados, lanchonetes e restaurante? Todos esses serviços, seja de fiscalização, vigilância, regulamentação ou atendimento, são ofertados e feitos pelo SUS!
Pode ser uma imagem de cupcake e texto
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página