Página inicial > Últimas Notícias > SMS dá início ao Projeto Estadual Saúde em Rede

SMS dá início ao Projeto Estadual Saúde em Rede

• Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 16h00
  • Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 17h12
Na ultima sexta feira, dia 19 de maio de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde de Itueta, através da Tutora Emiliana Amador, deu inicio ao Projeto Estadual Saúde em Rede: O Projeto Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.
Seu objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão.
A metodologia do Saúde em Rede se baseia na utilização de práticas problematizadoras, que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos, e propõem o desenvolvimento de ações efetivas a partir de um processo de planejamento estratégico e participativo.
A metodologia busca envolver dirigentes e técnicos do nível central e das regionais de saúde, bem como os gestores municipais e suas equipes, incluindo, principalmente, todos os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde.
A unidade Laboratório do municipio de Itueta - MG, será a unidade de saúde de Quatituba, mas na mesma oportunidade estará sendo utilizado o plano municipal de expansão para todas as demais undidades de saúde do município.