Página inicial > Últimas Notícias > Campanha de conscientização e orientação sobre a FEBRE MACULOSA nas escolas do município

• Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 18h00
  • Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 18h42
A Secretaria Municipal de Saúde de Itueta - Minas Gerais através do departamento de Epidemiologia e equipe de Zoonoses, iniciou no dia 10 de julho de 2023 a campanha de conscientização e orientação sobre a FEBRE MACULOSA nas escolas do município.
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No Brasil duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa.
No Brasil, os principais vetores são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como A. sculptum 😊 A. cajennense) conhecido como carrapato estrela, A. aureolatum e A. ovale. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode albergar a bactéria causadora da Febre Maculosa, como por exemplo, o carrapato do cachorro.
Secretaria Municipal de Saúde de Itueta, "O melhor é fazer!".