Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha Antirrábica 2023
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campanha Antirrábica 2023

  • Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 10h00
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 20h39
imagem sem descrição.

A campanha de vacinação antirrábica, que iniciou em 01 de agosto, vacinou 1.878 animais, entre cães e gatos, o que corresponde a mais de 100% da meta.

A vacinação ocorreu de Norte a Sul do município, com vacinadores de casa em casa, além de pontos fixos de vacinação.

“Encerramos a campanha, mas vale continuar ressaltando a importância da vacinação, pois o vírus da raiva é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida ao ser humano, não tem cura e a única forma de prevenção é através da vacinação”, disse o médico veterinário Jefferson de Paula Rosa.

Vacina antirrábica: entenda o que é e qual a importância para o pet

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida. 

Como é transmitida a raiva?

 A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.

Entre seres humanos a transmissão ocorre por intermédio de doação de órgãos quando o doador está infectado. No entanto, esses casos são raros e ainda mal documentados.

 

Jefferson de Paula Rosa
Médico Veterinário

registrado em:
Fim do conteúdo da página