Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Plantas Medicinais - Palestra ministrada pela farmacêutica Ludmila Sampaio, para o grupo da Melhor Idade em Quatituba
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Plantas Medicinais - Palestra ministrada pela farmacêutica Ludmila Sampaio, para o grupo da Melhor Idade em Quatituba

  • Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 17h00
  • Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 17h03


Palestra ministrada pela farmacêutica Ludmila Sampaio, para o grupo da Melhor Idade em Quatituba.

Plantas Medicinais

As plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso pela população ou comunidade. Já os medicamentos são diferentes, por serem tecnicamente elaborados e constituídos de substâncias padronizadas e controladas, com segurança, eficácia e qualidade conhecidas.
Uma planta medicinal possui centenas ou milhares de diferentes substâncias que, se usadas corretamente, em conjunto, atuam no organismo para exercer uma função, seja na prevenção, tratamento ou cura de doença. Para usar a planta, é preciso conhecê-la, saber onde pode ser colhida e como prepará-la!
Para a correta utilização de plantas medicinais, o primeiro passo é observar se a planta correta foi a escolhida. As plantas medicinais têm nomes populares, como são conhecidas regionalmente, os quais podem variar de um local para outro, mas também têm uma nomenclatura oficial, chamada de nome botânico, que é padronizado no mundo todo. O nome botânico é formado por dois nomes escritos em itálico; por exemplo, o nome científico do boldo é Peumus boldus. Assim, sempre que possível, deve-se conhecer o nome botânico da planta para ajudar na sua correta identificação, ou confirmar se o nome popular realmente se refere à planta que se pretende usar.

Fitoterápicos são medicamentos feitos com plantas medicinais. Sendo medicamentos, os fitoterápicos são comercializados ou distribuídos em formas farmacêuticas, tais como, cápsulas, comprimidos, pomadas ou xaropes, as quais são constituídas pela planta ou seus derivados e outras substâncias para compor a formulação farmacêutica, com diferentes funções, como por exemplo, melhora do seu sabor ou aparência. Essas formas farmacêuticas dos fitoterápicos podem conter a planta seca (que é conhecida como DROGA VEGETAL) ou por produtos obtidos dela(conhecidos como DERIVADOS VEGETAIS).

Juliana Sampaio Dell'orto Vilarino
Enfermeira.


registrado em:
Fim do conteúdo da página